Planejamento e Gerenciamento Estratégico

Planejamento Estratégico

O

modelo de planejamento estratégico adotado pela NBS funde o que há de melhor de duas das dez principais escolas de estratégia: A “Escola do Design”, proposta por Selznick (1957) e Chandler (1962), e a “Escola do Posicionamento”, proposta por Porter (1980). Através da definição dos objetivos por parte dos acionistas e análise dos ambientes externo e interno, estabelecem-se cenários e escolhas, que se desdobram em estratégias e metas. No ambiente complexo e competitivo que as empresas vivem, nenhum executivo responsável pode abdicar do dever de “pensar a organização”.

Nossa proposta é que esse exercício seja conduzido de forma organizada, sistemática e participativa, porém orientada para resultados práticos.

Nossa experiência em empresas dos mais variados portes, dos primeiro, segundo e terceiro setores, somada às nossas competências na gestão de processos, recursos humanos e tecnologia, fazem da NBS a melhor parceira para conduzir este desafio na sua organização.

O Gerenciamento Estratégico e o Balanced Scorecard

A crítica de que planejamentos estratégicos formais de muito pouco servem para as organizações, é compartilhada por nós, se estes planejamentos forem o objetivo final do processo. O planejamento estratégico não deve ser encerrado com a definição das estratégias, mas com sua implementação. Nós acreditamos na afirmação de Joel Backer, de que “Visão sem ação é um sonho … Ação sem visão, um passatempo ….. e Visão com ação podem mudar o mundo”.

A ferramenta adotada pela NBS para efetivar o Planejamento Estratégico das organizações é o Balanced Scorecard, proposto por Kaplan e Norton. Esta ferramenta orienta ao desdobramento do planejamento organizacional nas perspectivas dos acionistas, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Dessa forma, são estabelecidos objetivos, metas e indicadores de tendência e de ocorrência, que garantem a gestão da implementação das estratégias e seus resultados.

Aliada a essa ferramenta, propomos a adoção do conceito de “Centros de Controle Empresarial” ou Management Cockpit, que apresenta aos principais executivos da organização, em uma só tela, o status de resultados e informações da empresa totalmente relacionadas e encadeadas, on-line.

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

3. Trabalho em Equipe

Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

4. Conhecimento

Nossa visão é compartilhar e transferir conhecimento para os clientes. Acreditamos que esta é a melhor forma para assegurar o desenvolvimento das equipes envolvidas em nossos projetos de forma que seja possível perpetuar as soluções desenvolvidas e implementadas.